![]() |
Foto: Divulgação Pública |
A mesa solene, que presidiu o evento, foi composta por figuras de destaque da instituição e do meio acadêmico, incluindo o coordenador dos cursos EAD, Wesley Cardoso; Mauro Claro, Coordenador do Ecossistema de Projetos; Rosana Quiterio, Coordenadora do Curso de Pedagogia; o Professor Daniel Lopes Heitor e o Professor Homenageado do Curso de Direito, Edivaldo Pereira da Gama, entre outros que abrilhantaram o momento.
A solenidade teve um de seus pontos altos com a menção individual do nome de cada formando, um instante de reconhecimento que foi seguido pela execução solene do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, representantes dos cursos subiram ao púlpito para expressar, em nome de todos os acadêmicos, a gratidão e a alegria pela jornada concluída.
Num clima de dever cumprido e de sonhos realizados, a emoção tomou conta do auditório. Ao som da música "Alegria", os novos Pedagogos, Licenciados em Letras e Bacharéis em Direito se cumprimentaram, vibraram e muitos não contiveram as lágrimas, sendo acalentados pela presença e pelo carinho de seus familiares, que testemunharam de perto a coroação de anos de estudo e dedicação. A acadêmica Zenaide reforça a importância de se graduar como uma forma de honrar o esforço ancestral, daqueles que abriram caminhos e que, mesmo não estando fisicamente presentes, certamente celebravam no céu.
Zenaide Santos S. Aguilar, que já atua como educadora social e agora é pedagoga, destaca seu compromisso com a educação para além dos muros da sala de aula. Para Zenaide, ser professora transcende o ensino formal, sendo uma necessidade humana em todos os âmbitos da vida, capaz de atravessar fronteiras, mares e oceanos. Ela reforçou as falas dos mestres que compuseram a mesa solene, citando que "a ética fará toda a diferença, o amor, a dedicação e a formação continuada serão um marco para consolidar essa jornada do conhecimento". Ela já está em seu segundo mês de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia.
Zenaide ressaltou ainda a Pedagogia como a "mãe de todas as formações", enfatizando a importância de valorizar o professor, um profissional multifuncional que incorpora diversas habilidades para ensinar com excelência. "De um trabalho nasce um Artista Plástico, um ator, uma psicóloga, uma conciliadora", afirmou, clamando por respeito, reconhecimento e cuidado para a categoria, tanto por parte dos governantes e instituições de ensino, quanto da sociedade civil, pais, mestres e educandos.
A colação de grau do ENIAC não foi apenas a entrega de diplomas, mas uma celebração da persistência, da esperança por um futuro onde a educação continua sendo a chave que capacita os indivíduos com conhecimento, habilidades e valores, tornando-os mais críticos, conscientes e capazes de construir uma sociedade mais justa e plena de oportunidades para todos.
Na foto, da esquerda pra direita, Rodrigo Fukunaro Coordenador Pedagógico do Colégio ENIAC, a Pedagoga Zenaide Santos S. Aguilar, a Coordenadora do Curso de Pedagogia Rosana Quiterio, Wesley Cardoso, o Coordenador dos Cursos EAD e Mauro Claro Coordenador de Projetos do Núcleo Ecossistema.
Instagram:
eniac.oficial
Por Zenaide Santos S. Aguilar
Jornalista
É sempre motivo de orgulho para nós, professores, participar desse momento que é a consagração de uma importante trajetória!
ResponderExcluir