"Identidade, Resistência e Arte Marcaram a 21ª Feira do Livro de Sertãozinho"
 |
Foto: Divulgação Pública enviada por Lucas Barrionovo |
A cidade de Sertãozinho consolidou mais uma vez sua vocação literária com a realização da 21ª Feira do Livro, evento que movimentou o centro da cidade entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025. A cerimônia de abertura, realizada às 19h do dia 3 de setembro na Praça 21 de Abril, no espaço do Coreto, marcou o início de quatro dias dedicados à celebração da literatura, arte e cultura.
Organização e parcerias estratégicas, evento, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sertãozinho em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, foi coordenado pela artista e professora Ana Paula da Silva Moura Soares, dirigente da Associação de Ciclismo e Artes Cênicas Galera da Gancha de Sertãozinho (ACAC). A realização foi possível através do termo de colaboração 103/2025 e do apoio fundamental das emendas parlamentares destinadas pelos vereadores do mandato 2020/2024: Acácio Tobias Vieira, Cassia Soares, Duílio Machado, Fred (Frederico de Moraes Carvalho), Mortadela Gás (Rogério Silva dos Santos), Antônio Carlos Marcolino, Marcelo Domenici e William da Silva Domingos.
A equipe artística contou com uma ampla rede de colaboradores, incluindo Marcio Geovam Soares, presidente da ACAC e conhecido como "inventor maluco", o artista plástico Rodrigo Mazer, a contadora de histórias Aidê Quirino, além de Gilberto Azevedo, Maria Heloísa Pitta, Isadete Costa, Gerson de Oliveira, Orlando Motta, Anderson Braga, Kauan Henrique e Isadete Garcia.
Com o tema "Identidade, resistência e arte: histórias que o povo conta, canta e escreve", a feira destacou a importância da narrativa popular e da expressão cultural local. As autoras homenageadas foram Lúcia Hiratsuka e Zenaide Santos S. Aguilar, que além de apresentarem suas obras literárias, enriqueceram a programação com oficinas de eco artesanato e ecobiojoias, utilizando argila e elementos naturais.
Zenaide Santos S. Aguilar, autora, mulher afro-indígena, natural de Araguari Minas Gerais, residente em Guarulhos desde 1988, Acadêmica Imortal na Academia de Letras de Itaquaquecetuba, compartilhou sua trajetória com os estudantes participantes e apresentou suas obras e também as da Editorial Punto Y Coma da Colômbia, no Espaço Estação das Artes sob a supervisão da coordenadora de projetos da ACAC, professora Ana Paula da Silva.
Presença institucional e programação cultural, marcada na cerimônia de abertura reuniu importantes autoridades locais, com a presença do prefeito Zezinho Gimenez, da primeira-dama Tatiane Gimenez - jornalista, autora e secretária da Assistência Social e Segurança Alimentar e de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretária Municipal de Educação Elaine Silva, do secretário municipal de Cultura e Turismo José Adilson dos Santos e da subsecretária Lívia Marques Gomes, Lucas Barrionovo monitor da Cultura, Ângela Volpe, Sílvia integrante da Academia Sertanezina de Letras. Okuyama Professora lançou seu livro Historias da Helena Mãe Olha a Cobra. A vista icônica do Educador, escritor, ilustrador, cartunista, artista plástico Julinho Sertão, Marcos Enoy Ricciardi Favaretto
Jornalista, professor de teatro, diretor do Teatro Municipal no Espaço Estação das Artes da ACAC.
Comunicação, a Tv STVI Webtv, o Jornalista Renan Giorgete colunista da Revista VOXSTZ, Jota Show o apresentador do Programa Direto ao Ponto, Tonho Silva, Wagner Santos no audiovisual, a Apresentadora Heloisa Pedrosa da cidade de Ribeirão Preto.
O poder legislativo foi representado pelo presidente da Câmara de Sertãozinho, Nilton Cesar Teixeira, acompanhado de outros vereadores. A solenidade foi aberta com a execução dos hinos Nacional e Hino Municipal da Cidade, sob a regência do maestro Américo Perin, interpretados pela Orquestra Jovem,
Destaques da programação: A feira ofereceu uma programação diversificada que incluiu o show de Toni Garrido no segundo dia do evento, além de atividades voltadas para a educação e inclusão. No dia 4 de setembro, às 9h, a Fanfarra da APAE, sob a coordenação do professor Tino Ferreira e da equipe pedagógica liderada pela professora Isabel Maria de Carvalho e pela diretora Luana Lopez Martinelli Pignata, apresentaram-se no Coreto.
O evento também promoveu bate-papos com autores, sessões de contação de histórias com Aidê Quirino e Ana Paula Silva, além de lançamentos de livros produzidos pelos alunos das redes municipal e estadual de ensino, apresentados no estande da Secretaria de Educação.
A 21ª Feira do Livro de Sertãozinho confirmou sua importância como espaço de intercâmbio literário e cultural, estimulando experiências e conhecimentos entre escritores, estudantes e comunidade. O evento atraiu aproximadamente 2 mil visitantes, consolidando-se como um marco na agenda cultural da região.
A feira reafirmou o compromisso de Sertãozinho com a promoção da literatura, leitura e expressão artística, fortalecendo os laços entre educação, cultura, munícipes, coletivos, associações e visitantes. A gestão municipal, representada pelo prefeito Zezinho Gimenez e pela vice-prefeita Cássia Soares, destaca o evento como uma celebração da riqueza cultural sertanezina.
Por Zenaide Santos S. Aguilar, jornalista