Ilustradora e estudante de astronomia a indigena Maybí Machacalis lança sua mais recente criação, a Constelação do Boto Cor de Rosa. Indigenous illustrator and astronomy student Maybí Machacalis launches her latest creation, the Constellation of the Pink Dolphin.

 Ilustradora e estudante de astronomia a indígena Maybí Machacalis lança sua mais recente criação, a Constelação do Boto Cor de Rosa

Utilizando pontos das estrelas das constelações de Escorpião e Libra, a artista criou uma constelação indígena em homenagem à fauna brasileira.

Motivada pela preocupação com a seca na Amazônia, Maybí decidiu eternizar a espécie do boto cor de rosa por meio dessa nova constelação. Os povos indígenas da região temem que essas espécies entrem em extinção devido ao atual cenário ambiental, e a ilustradora encontrou uma forma de preservar a memória e a representatividade desses animais.

É importante ressaltar que a criação da constelação não envolve diretamente a cultura original dos povos indígenas, mas sim uma inspiração artística baseada em elementos da natureza brasileira. Maybí já tem experiências anteriores nesse sentido, como a criação da constelação que faz referência ao lambari,  que também possui relação com a constelação do zodíaco de peixes, que também conhecido como piabas na região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais.

 Além disso, a Constelação do Boto Cor de Rosa tem uma conexão com a constelação do Zodíaco Peixes.

Com esse trabalho, Maybí busca conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da fauna brasileira e dos ecossistemas amazônicos, além de trazer à tona a beleza e a poesia presentes nos elementos celestiais. Sua nova criação certamente despertará o interesse do público, que poderá contemplar a constelação do boto cor de rosa e refletir sobre a necessidade de proteger nossa rica biodiversidade.

Texto.  Zenaide dos Santos SA jornalista colunista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância para o crescimento do blog. Desde já gratidão por sua visita.

Maria Vicentina Caldeira na Posse da Ministra Dos Direitos Humanos Macaé Evaristo

 Posse da Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania Macaé Evaristo Foto Divulgação: Enviada por Maria Vicentina Caldeira Já á frente do Mini...