Aldeia Multiétnica Filhos Desta Terra Celebrou 8 Anos com Forte Presença do Coletivo Casa de Xonsê

Foto: Divulgação Pública envia por Djatsy Motara (Lua)
A Aldeia Indígena Multiétnica Filhos Desta Terra, localizada na Reserva Cabuçu, celebrou seu 8º aniversário de resistência, cultura e natureza nos dias 24, 25 e 26 de outubro. 
O evento contou com a presença marcante do coletivo da Casa de Xonsê, formado por Lua Guarani, Matheus Pataxó, Carol Xukuru, Alma de Xonsê Xukuru e Zenaide Potiguar, dentre outros, compartilharam a celebração com as demais etnias.

O ponto alto das festividades foi a condução do Toré, um ritual sagrado, pelo Cacique Gilberto Awa Kuaray, que contou com a participação de Gabriel Pankararu. O cacique convidou as múltiplas etnias e alguns visitantes a entrarem na roda para sentirem a força ancestral, proporcionando experiências inesquecíveis para muitos.

Situada no bairro do Cabuçu, em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Aldeia Indígena Filhos Desta Terra se revela como um espaço de resistência e reconexão com a ancestralidade. Entre ocas, bananeiras, pés de abacate, nascentes de água e a presença livre de galinhas, patos, pássaros nativos, cachorros, a diversificada por plantas nativas da Mata Atlântica, paisagem reflete o modo de vida tradicional dos povos originários que ali se estabeleceram.

A reserva representa mais do que um simples território: isso é o resultado da união de indígenas de diferentes etnias, Pankararé, Guajajara, Tupi e Timbira, Xucuru, Potiguares, Kariri, Pankararu, Kaimbé dentre outras, que decidiram ocupar coletivamente aquele espaço em 2017. A decisão de habitar o local carrega um significado profundo de retomada e cuidado com a Mãe Natureza.

Antes da chegada dos indígenas, o território enfrentava anos de abandono e degradação ambiental. Funcionando como um aterro sanitário irregular, o espaço havia se tornado depósito de todo tipo de resíduo, incluindo animais mortos. A ocupação indígena, portanto, não apenas resgatou a dignidade daquele lugar, mas também demonstrou como os povos originários seguem sendo guardiões da natureza, transformando áreas degradadas em espaços culturais de vida e preservação.

Com entrada gratuita, a festa ofereceu uma rica imersão na cultura dos povos originários, incluindo apresentações culturais, trilhas, arte indígena (pintura/grafismo e artesanato) e rodas de conversa.
 A celebração, que se estendeu até o dia 26 de outubro, foi vista como uma oportunidade essencial para apoiar e aprender com essa riqueza Ancestral dos povos originários. 

A Aldeia está localizada na Av. Benjamin Harris Hunicutt, 4112, no Portal dos Gramados, em Guarulhos/SP.

Para maiores informações:

Instagram:

@almadexonse

@filhosdestaterra

  Galeria de Fotos

Foto: Divulgação Pública
Foto: Divulgação Pública

Foto: Divulgação Pública
Por Zenaide Santos S. Aguilar

Jornalista Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância para o crescimento do blog. Desde já gratidão por sua visita.

Raynan das Multidões é Homenageado por Contribuição à Cultura Musical Nordestina

Foto: Divulgação Pública enviada pelo Cantor Raynan Artista de Jaboatão dos Guararapes é reconhecido pela Assembleia Legislativa de Pernambu...