![]() |
Foto: Divulgação Créditos Zenaide Santos S. Aguilar Jornalista |
No dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu com grande entusiasmo Sua Majestade e sua comitiva, que vieram de Angola. Organizado por Isidro Sanene, presidente da Casa de Cultura de Angola, e apoiado pelo Consulado de Angola, o evento visou fortalecer os laços culturais entre Brasil e Angola.
Após um dia significativo na Secretaria Municipal de Educação, Sua Majestade e sua comitiva dirigiram-se ao Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Guti. O evento na EPG Dorcelina de Oliveira Folador foi um marco especial, intitulado “Africanidades: Vivências Bantu e Angolana”.
O objetivo era proporcionar aos alunos uma imersão na rica cultura africana, destacando suas tradições e contribuições valiosas para a sociedade. Durante a tarde, os estudantes realizaram uma encantadora apresentação cultural de ciranda de roda, evidenciando a importância da preservação dessas tradições.
Um dos momentos mais esperados foi a palestra de Sua Majestade, que respondeu a perguntas dos alunos, permitindo-lhes explorar o universo das africanidades. Essa interação foi uma oportunidade única que certamente enriqueceu o conhecimento dos estudantes e promoveu a valorização da diversidade cultural. Uma menina, em lágrimas, não passou despercebida pela câmera da jornalista, que rapidamente perguntou: "Por que você está chorando?" A menina, emocionada, respondeu: "Eu só queria abraçar o Rei." Imediatamente, a jornalista a levou até o tão esperado abraço.
A atividade “Africanidades: Vivências Bantu e Angolana” foi um momento inspirador e educativo que contribuiu para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a igualdade social.
Sobre sua Majestade o Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI
Ele é o 37º monarca do reino do Bailundo, localizado na região central de Angola e berço dos Ovimbundu. Com 39 anos, ele é descendente direto da linhagem de Ekuikui, sendo o primeiro neto legítimo em linha materna do falecido Rei Augusto Katchitiopololo (Ekuikui IV). Formado em Direito Costumeiro e em Línguas na República da Namíbia, ele é fluente em quatro idiomas, incluindo o Umbundu, que é a língua oficial do Reino do Bailundo, além de falar francês, português e inglês.
O Reino do Bailundo foi estabelecido pelo Rei Katyavala Bwila I. Ele fugiu de sua aldeia devido a conflitos entre tribos na região do Humbe e chegou ao planalto central de Angola, especificamente no monte Halavala.
Os Principais Pioneiros da Libertação do Reino do Bailundo entre 1818 e 1903.Chivukuvuku Chama Chongonga foi o 12º rei a assumir o trono do Bailundo. Seu reinado foi breve, durando apenas um ano em 1818, mas suas ideologias políticas tiveram impacto nos anos seguintes. Ao assumir o reino, Chivukuvuku encontrou a defesa militar enfraquecida pela presença portuguesa e focou em reforçar as defesas nas fronteiras. Soma Inene Jolomba Chissende Ekuikui II governou entre 1876 e 1890 e trouxe uma abordagem política diferente para o reino.
Sob a liderança de Katyavala Bwila I, o Reino do Bailundo uniu cinco cidades para fortalecer seu reinado: Calique, Andulo, Vilé, Quiaca e Halavala.
Onde? Endereços:
Secretaria Municipal de Educação: Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo, Guarulhos – SP
EPG Dorcelina de Oliveira Folador: Rua Umuarama, 290 Parque Jurema, Guarulhos – SP
Por Zenaide Santos S. Aguilar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é de suma importância para o crescimento do blog. Desde já gratidão por sua visita.