Mês da Consciência Negra: Reflexões e Memórias no Evento "Ecos do Silêncio" no SASP

 Dia de Memória e Reflexão sobre a Escravidão" na SASP

Foto Divulgação Pública: Enviada por Dra. Mabel de Souza


 O evento foi promovido pelo SADP em uma parceria com a OAB/SP, "Ecos do Silêncio: Preservação da Memória", foi uma iniciativa que visou estimular uma reflexão profunda sobre a herança da escravidão e seus efeitos persistentes na sociedade contemporânea.

O evento começou com uma roda de conversa, onde os participantes puderam se engajar em um diálogo aberto sobre temas relacionados à escravidão. A exposição de objetos históricos de suplício, que ilustram as condições adversas enfrentadas pelos negros escravizados, proporcionou um momento de introspecção e respeito pela memória daqueles que sofreram.

Um dos pontos altos da programação foi a palestra da advogada e pesquisadora Mabel de Souza, membro da Comissão de Igualdade Racial e Verdade Sobre a Escravidão do SASP (CIRVE). Mabel conduziu a conversa com sensibilidade, convidando os presentes a partilhar suas opiniões e questionamentos. O diálogo foi mediado pelo presidente do SASP, Marcus Seixas, e pela diretora de Cultura, Lazer e Esporte do sindicato, Sandra Monção.

O evento contou com a ilustre presença da presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini, e do vice-presidente Leonardo Sica, além de diversos diretores das duas entidades, associados e convidados. A atmosfera estava carregada de emoção enquanto Mabel narrou os horrores vividos durante o período escravagista no Brasil, especialmente ao descrever as torturas infligidas aos negros por mais de 388 anos de exploração.

Em sua fala, Marcus Seixas destacou a importância do dia 20 de novembro como um momento não apenas para recordar a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, mas também para celebrar a resistência negra. “Hoje não é um dia de comemoração, mas um dia para refletirmos sobre nossas conquistas e os desafios que ainda temos pela frente. Viva a resistência negra!”, concluiu.

O evento foi realizado na sede do SASP, localizada na Rua Abolição, 167 - Bela Vista.

Palestrantes:

Mabel de Souza: Advogada, escritora, roteirista, e pesquisadora da escravidão.

Marcus Seixas: Presidente do SASP.

Patrícia Vanzolini: Presidente da OAB-SP.

Mediação:

Sandra Monção: Coordenadora da Comissão de Igualdade Racial e Verdade Sobre a Escravidão do SASP.

Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância para o crescimento do blog. Desde já gratidão por sua visita.

Literatura em Festa: Prêmio Jabuti 2024 no Auditório do Ibirapuera

 Prêmio Jabuti 2024: Celebração da Literatura Nacional no Auditório do Ibirapuera Foto Divulgação Pública: Imagem Google O Auditório do Ibir...