Uma Guerreira Indígena na Luta por um Futuro Sustentável
Foto Pública: Zenaide, Vanuza, Luiza, Vanessa e Helen |
Mais do que uma líder indígena, Kaimbé possui uma força, tecendo sua trajetória de luta por justiça social e ambiental com fios de ancestralidade, resistência e esperança.
Origens de sua Trajetória, nascida na Terra Indígena Massacará, no sertão baiano, Vanuza Kaimbé carrega em si a força de suas raízes. Ainda na adolescência, rumou para São Paulo em busca de sonhos na área da saúde. Foi no bairro do Cabuçu, em Guarulhos, que ela redescobriu sua ancestralidade e se tornou líder e co-fundadora da aldeia indígena Filhos Dessa Terra. Sua jornada profissional é marcada pela diversidade: do comércio, bancos ao trabalho como doméstica, depois se tornou técnica de enfermagem. Cada etapa a moldou na mulher guerreira que é hoje, defendendo com fervor os direitos humanos e a natureza.
Luta por um Futuro Melhor, em 2024, Vanuza Kaimbé se lança como pré-candidata a vereadora, pelo partido PSOL, movida pelo desejo de ampliar a representatividade indígena e periférica na política. Com o apoio do movimento indígena, incluindo APIB, ANMIGA e ARPINSUDESTE, teve sua segunda formação, assistência social, logo ela almeja fortalecer as políticas públicas que promovam a igualdade, a equidade e a sustentabilidade. Mais do que promessas, sua pré-candidatura representa a voz daqueles que muitas vezes são silenciadas, um sopro de esperança por um futuro mais justo e verde para todos.
Um Símbolo de Esperança, Vanuza Kaimbé foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no Brasil, um momento que encapsulou a esperança e a união na luta contra a pandemia. "Viva a ciência!", proclamou ela, emocionada. Mais do que um ato individual, a vacinação de Kaimbé se tornou um símbolo da força da comunidade e da importância da ciência em tempos desafiadores.
A trajetória de Vanuza Kaimbé é um farol que ilumina o caminho para um futuro mais justo e sustentável. Sua pré-candidatura à vereadora representa a oportunidade de dar voz àqueles que lutam por um mundo melhor. Mais do que palavras, ela representa a esperança de que um dia, todos os povos e a Mãe Terra possam prosperar em harmonia.
Profa. Nery, Mara Ramos, Luiza, Zenaide, Vanuza |
Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista
Em quanto existir vida, existirá um esperançar. Gratidão pelo comentário.
ResponderExcluir