Imperdível a história de Maybí Machacalis, tem 28 anos é indígena dos povos originários Maxakali do Brasil.
Atualmente trabalha como ilustradora, mas seu sonho é ser pilota de
avião, astrofísica e engenheira aeroespacial. Cursou pilotagem de
aeronaves de 2016 a 2018.
Ela é também Boderline, começou a apresentar sérias crises de depressão no início da pandemia, o que resultou na perda de seu emprego, mora em um Povoado chamado Patioba, no Extremo Sul da Bahia, há 57km de sua aldeia. Ela luta contra a depressão e sobrevive das rendas de seus desenhos.
Quando ela era adolescente, residindo em Belo Horizonte MG, pedia para seus pais que a colocassem na escola de artes e eles negaram dizendo que desenhar não dava futuro, pagaram cursos de informática, idiomas, mas não a atenderam. Quando voltaram para o interior, começou a assistir vídeos no YouTube de como aprender desenhar e pintar, juntou com o pouco de conhecimento que já tinha, e hoje faz sucesso na região, (não sucesso financeiro, mas sim o reconhecimento e a admiração por seu trabalho) e as pessoas também admiram o fato de alguém “viver de desenhos”.
No início desse ano, foi convidada pelo historiador Gustavo Villa para fazer as ilustrações da Cultura Estelar Tupi Guarani, por eu ser indígena, ilustradora e possuir o hiper-foco na astronomia.
Ela possui uma tatuagem em seu rosto destacando seu amor pela astronomia e outra em seu braço destacando a aviação, também uma no braço direito, representando a fauna brasileira e a cultura indígena.
Redes sociais: https://m.facebook.com/maybimaxakali.akmos
Twitter: Maybí Machacalis®️Artista Indígena
@maybimxk
https://www.instagram.com/maybimxk
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é de suma importância para o crescimento do blog. Desde já gratidão por sua visita.